terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dez Leis Para Ser Feliz


1º – Contemple o Belo.


O que é: admirar e fazer das coisas espetáculos. Quem faz isso mantém o humor, a juventude e a auto estima.
Como fazer: dialogar com os amigos, elogiar as pessoas, amar os desafios da vida. É admirar as crianças, ouvir as histórias dos idosos. É descobrir as coisas lindas e ocultas que nos rodeiam.

2º – Sono reparador.

O que é: o sono que renova a energia física e psíquica. É o sono tranqüilo que estimula a inteligência, a criatividade e a atenção.
Como fazer: Viva os dias sem carregar o mundo nas costas. Trabalhe com alegria e filtre os problemas. Evite ligar o computador e televisão antes de dormir.

3º – Faça coisas fora da agenda.

O que é: fazer coisas inesperadas, quebrar a rotina e a mesmice. Viver aventuras e gastar tempo em coisas que dão lucro emocional e não somente financeiro. Quem não faz isso, é cheio de manias e não gosta de diálogo, por não ser aberto a idéias novas.
Como fazer: faça coisas novas, cumprimente as pessoas e surpreenda com atos inesperados, dando flores, telefonando. Conheça lugares e respire novos ares.

4º – Pratique exercícios físicos e tenha alimentação saudável.

O que é: exercícios renovam a energia cerebral e libera endorfina, calmante natural.
Como fazer: Não faça exercícios pesados, mas, sim, com disciplina e regularidade, pelo menos três vezes por semana, mas sem sofrimento. Aprenda a conhecer novos sabores.

5º – Gerencie as emoções.

O que é: capacitar o “eu” – que representa a vontade consciente – para expandir as energias do amor e da paz e controlar a ansiedade, o medo e a insegurança, desenvolvendo a inteligência emocional.
Como fazer: não fuja de suas emoções. Critique mentalmente cada sofrimento e proteja-se para saber usar as emoções, pensando antes de reagir às ofensas.

6º – Gerencie os pensamentos.
O que é: não ser escravo dos pensamentos, controlando as idéias negativas. Idéias fixas geram síndromes como a obsessão por limpeza, ou o pensamento acelerado e o sofrimento por antecipação, que causam cansaço físico e mental.
Como fazer: Rejeite pensamentos negativos, nos primeiros cinco segundos, para evitar o registro na mente. Relaxe para desacelerá-los no trabalho e no trânsito.
Enriqueça-os com o silêncio e a busca da espiritualidade.

7º – Proteja os solos da memória

O que é: cuidar dos “arquivos” na mente que é onde estão os segredos da personalidade. Evitar que registre os medos, o desespero e as mágoas vividas. Tudo o que é registrado na memória não é apagado, mas pode ser reeditado, desde que arquivemos mais informações positivas.
Como fazer: trabalhe perdas e gerencie pensamentos e emoções. Quanto aos traumas já registrados na memória, reedite-os, sobrepondo experiências boas, sobre as ruins.

8º – Trabalhe as perdas e frustrações.

O Que é: superar as dores e usá-las para amadurecer e não para sofrer. Ver a decepção por outros ângulos e tirando proveito da frustração e da dor.
Como fazer: tenha consciência de que há frustrações e perdas inevitáveis. As maiores decepções são geradas pelas pessoas amadas, porque elas estão próximas.

9º – Seja empreendedor.

O que é: executar os sonhos, mesmo com riscos; enfrentar os problemas, mesmo sem forças; caminhar por lugares onde ninguém caminhou; tomar atitudes que ninguém tomou.
Como fazer: explore o desconhecido, cultive a inteligência espiritual e saia da zona de conforto, trazendo soluções para problemas e prevenindo erros. Tenha metas e faça o que ninguém fez.

10º – Busque a inteligência espiritual.

O que é: Procurar por Deus, independente da religião e agradecer a ele pelas coisas mais simples. É ter esperança na desolação e amparo nas horas difíceis.

Como fazer: procure o sentido da vida, mesmo sendo ateu e busque respostas para o que a Ciência não explica.

Fonte: Livro “Dez leis para ser feliz”, de Augusto Cury.
Editora: Sextante.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer ideia que te agrade,
Por isso mesmo...é tua.
O autor nada mas fez que vestir a verdade
Que dentro em ti se achava inteiramente nua...

Mario Quintana